Alfabetização Funcional
clique para ampliar
A empresa ESTEIO Engenharia e Fundações iniciou, em outubro de 2.010, curso destinado ao aprimoramento profissional de funcionários que ainda não atingiam o nível de "alfabetizados funcionais", categoria que, infelizmente, ainda é presente em grande escala nas empresas de engenharia civil e em vários outros setores profissionais de nosso país.
A ESTEIO possuía, ao iniciarmos o curso, mais de 90 funcionários naquela condição, e que foram divididos em turmas de 20 alunos.
Devido à natureza e jornada de trabalho desses operários, as aulas são ministradas aos sábados, das 9 h às 12 h, por professora especializada, e no recinto de treinamento da empresa.
A título de estímulo, a área de Recursos Humanos da ESTEIO remunera cada funcionário pela participação, além de fornecer lanche e vale-refeição.
As aulas dão especial enfoque à alfabetização básica e a noções de aritmética, como: preenchimento de boletins de execução de serviços, redação de correspondências, tomadas de dimensões métricas de peças e serviços etc.
Na primeira aula a profa. - entre outras atividades de redação e de fala - analisou com a classe o "case" do incidente (acontecido à época) do resgate dos mineiros soterrados, ocorrido no Chile em 2.010.
Projetou vídeo sobre o caso e, considerada a similaridade entre aquele evento e a natureza dos trabalhos executados pela ESTEIO, a prof. dirigiu proveitosos debates com a classe.
Como fator adicional de estímulo ao comparecimento dos alunos, as promoções por mérito também levam em consideração a freqüência às aulas.
Já com mais de 1 ano de bom aproveitamento pelos alunos e cerca de 55% de alunos já considerados aptos nesse nivel, o curso também aborda atividades voltadas à preservação de espécies animais e vegetais, organização e higiene geral das áreas de trabalho, princípios de cidadania, providências emergenciais em caso de acidentes dentre outros temas.
Alfabetização Funcional