Esteio Engenharia e Fundações | (11) 4198-2255

Solo Grampeado (Concreto Projetado e Chumbadores)

Concreto Projetado

Consiste na projeção de concreto sobre a superfície de um talude ou parede. Esse concreto é composto por areia média, pedrisco e cimento, sem adição de água; podem também ser adicionadas fibras metálicas. Essa mistura é então pressurizada e conduzida por meio de mangotes até o bico de projeção, quando então a água é adicionada, e essa mistura é lançada sobre a superfície a ser tratada. Esse procedimento é denominado "via seca".

Pode ser também executado por "via úmida", que é executado através do bombeamento de uma mistura de areia média, pedrisco, cimento e água até o bico de projeção, onde com o auxílio de ar comprimido a mistura é projetada até o paramento.

As espessuras de revestimento com concreto projetado em taludes são variáveis. As armaduras podem ser em telas simples ou duplas, conforme projeto.

Chumbadores

Chumbadores são dispositivos metálicos, instalados em perfurações de diâmetro aproximado de 4", em solo ou rocha, preenchidas com nata de cimento.

Os projetos também costumam contemplar a execução de drenagem superficial por meio de pequenos tubos (barbacãs) ou drenagem profunda através de drenos horizontais profundos (DHP).

Os diâmetros de perfuração usualmente variam de 5 a 10 cm, e as armaduras mais utilizadas são barras de aço CA-50, com espessuras variando de 12,5 a 25 mm.

Solo Grampeado ("Soil nailing")

Solo grampeado é um processo de estabilização de taludes, naturais ou de escavação, que consiste na instalação de chumbadores, aliada à aplicação de um revestimento de concreto projetado sobre armaduras, podendo ser associado à dispositivos de drenagem superficiais (barbacãs) e profundos (DHP).

  • As principais vantagens dessa técnica são:
  • Economia em relação às contenções atirantadas;
  • Rapidez e continuidade na execução;
  • Utilização de equipamentos de pequeno porte;
  • Acomodação à geometria existente no terreno.

Cortina de Concreto Projetado

Consiste em solução muito prática e econômica, que permite a construção de cortinas, atirantadas ou não, eliminando-se a utilização de prancheamento de contenção (contra-fôrma perdida) e também a montagem de fôrmas e escoramentos para a aplicação do concreto.

Podem ser associadas à cravação de perfis metálicos e seu acabamento pode ser rugoso ou liso.

foto principal da obra
clique para ampliar
Obras
Tabelas técnicas